Tipos de Cachaça: Você conhece todos eles? | Caipirinha Prendada

Tipos de Cachaça: Você conhece todos eles?

Tipos de Cachaça: Você conhece todos eles?

Cachaça PrataCachaça OuroCachaça Premium, Cachaça Extra Premium, Cachaça Bidestilada, Cachaça Reserva Especial e Cachaça Adocicada. 

Quando resolvi criar o blog Caipirinha Prendada eu sabia que tinham outras cachaças além da 51, Pitú, Velho Barreiro e outra de Alambiques, mas não imaginava a riqueza de variedades e de história que cada rótulo de cachaça carrega quando é fabricado.

Me encantei com este universo, passei a estudar muito sobre a bebida para poder abordar de maneira correta o principal ingrediente da caipirinha – gosto muito dos cursos ministrados pela ESALQ que é referência em estudos e pesquisas. Já que é para aprender, temo que filtrar para ter informação de confiança. Tudo isto porque sabemos que é uma responsabilidade enorme falar da cachaça, agora eu sei que cada rótulo carrega muita história e é resultado de muita dedicação dos produtores.

Mas, e você, sabe a diferença entre os nossos tipos de cachaças?

Se não sabe, confira abaixo um resumo que pesquisei bastante antes de preparar este post para você.

Cachaça Prata: Também denominada como Descansada, Branca, Nova ou Tradicional, e a bebida armazenada num recipiente neutro para não alterar a cor. Lembrando que o armazenamento também é conhecido como “amaciamento” e, no caso da cachaça Prata, o recipiente não necessariamente tem que ser de madeira, pode ser, por exemplo, em inox. A cachaça Prata é a mais indicada para fazer caipirinha, mas nas minhas experiências usando outros tipos vou confessar que gostei muito e que caipirinha não é tudo igual não, se usar cachaça boa e dependendo do tipo de madeira onde a bebida for amaciada, no meu caso que sempre acrescento mais alguma fruta, o sabor final tem diferença sim.

Cachaça Ouro: Também denominada como Envelhecida ou Amarela, deve conter, no mínimo, 50% de cachaça nova envelhecida num recipiente de madeira apropriado, com capacidade não superior a 700 litros, e que fique armazenada pelo período mínimo de 01 ano para poder ser considerada como Ouro.

Cachaça Premium: É uma cachaça um pouco mais cara porque contém 100% de cachaça envelhecida em recipiente de madeira apropriado e com capacidade máxima de 700 litros. Tal armazenamento não pode ser inferior ao período de 1 ano.

Cachaça Extra Premium: É a cachaça que contém 100% de cachaça envelhecida em recipiente de madeira apropriado, também com capacidade máxima de 700 litros, mas com um período ainda maior de armazenamento antes de ser comercializada: período não inferior a 3 anos.

Cachaça Reserva Especial: É aquela  cachaça que possui características sensoriais diferenciadas, desde que devidamente comprovadas. Para isso, são feitos laudos técnicos emitidos por laboratórios públicos ou privados reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Cachaça Adoçada: É a cachaça que contém açúcares em quantidade superior a 6g/ l e inferior a 30g/ l, expressos em sacarose.

Cachaça Bidestilada: É a cachaça que passa por nova destilação para garantir a eliminação de resíduos nocivos que dão sensação de queimação, odor forte, fatores bem característicos das bebidas de má qualidade.

Quer comprar cachaças diferenciadas para beber pura ou preparar caipirinhas? Acesse aqui e compre na loja Virtual Cachaça Express.

Fontes:  www.mapadacachaca.com.br  e www.ocachacista.com.br

Aliás, quem quiser saber mais sobre cachaça, vale acessar estes sites acima e viajar pelo mundo de informações sobre a cachaça, bebida genuinamente brasileira  que impulsionou a riqueza do nosso País no decorrer da história e hoje busca ganhar relevância internacional.

Compartilhar